Publicações


Livros Publicados
  • Aspectos históricos da Régua de Cálculo para a construção de conceitos matemáticos (2015) Livraria da Física - BAIXE AQUI
  • Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas (2016) EDUECE [BAIXE AQUI]
  • Educação Matemática: Diferentes contextos, diferentes abordagens (2018) EDUECE [BAIXE AQUI]
  • Evolução histórica da multiplicação do século X ao XVI: construindo interfaces para o ensino (2017) SBEMPA [BAIXE AQUI]
  • A Elaboração de Atividades com um Antigo Instrumento Matemático na Interface Entre História e Ensino (2019) - Livraria da Física - [BAIXA AQUI]
  • O Ensino De Aritmética Por Meio De Instrumentos: Uma Abordagem Utilizando Do Rabdologiae Seu Numerationis Per Virgula (2017) - Livraria da Física - [BAIXA AQUI]
  • Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática (2020) EDUECE - BAIXE AQUI
  • Histórias em quadrinho na educação possibilidades de uma prática (2021) EDUECE - BAIXE AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; ALCANTARA, C. S. (Org.). Histórias em quadrinhos na educação. 1. ed. Fortaleza - CE: Eduece - Editora da UECE, 2021. v. 1. 142p. BAIXA AQUIPEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. (Org.) . Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 128p. BAIXA AQUI
  • Morey, B. B.; PEREIRA, A. C. C. (Org.) . Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1. ed. Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021. v. 1. 225p. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. (Org.) ; OLIVEIRA, G. P. (Org.) . Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1. ed. Iguatú: Quipá, 2021. v. 1. 138p. BAIXA AQUI
  • OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 1. ed. Iguatu: Quipá Editora, 2021. v. 1. 148p. BAIXA AQUI
  • MIRANDA, R. R.; PEREIRA, A. C. C.. Propostas para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir de quadrinhos. In: Ana Carolina Costa Pereira, Cláudia Sales de Alcântara. (Org.). Histórias em quadrinhos na educação. 1ed.Fortaleza - CE: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 61-86. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.. Pesquisas científicas em história da matemática e suas relações com o ensino de matemática nos anais do SCHM. In: Ana Carolina Costa Pereira, Eugeniano Brito Martins. (Org.). Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 11-22. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; SILVA, F. H. B. ; PAULINO, S. S. . O ensino de geometria por meio do uso de instrumentos históricos matemáticos estudados no GPEHM júnior/UECE: o caso do báculo de Petrus Ramus. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 331-341. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; RIBEIRO, P. H. S. ; ALMEIDA, J. P. . Estudando dois instrumentos de cálculo do século XVII para o ensino de multiplicação na formação do professor de matemática. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 342-355. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. ; SANTOS, A. G. ; NOGUEIRA, R. S. . Os báculos ao longo da história: alternativa didática para o ensino de matemática na formação de professores. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 356-370. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; SILVA, I. C. . O papiro de Rhind na articulação entre história e ensino de matemática para o estudo de medidas. In: John A. Fossa. (Org.). O Olho do Mestre: dez livros-textos históricos. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2021, v. 3, p. 29-55. BAIXA AQUI
  • PEREIRA, A. C. C.; Morey, B. B.. Abu Jacfar Muhammad B. Muhammad B. Al-Hasan Nasīr Al-Dīn Al-Tūsī (1201-1274). In: Bernadete Barbosa Morey; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1ed.Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 202-224. BAIXA AQUI
  • OLIVEIRA, G. P. ; PEREIRA, A. C. C.. O uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada: construindo conceitos. In: Maria Goretti de Vasconcelos Silva; Carlos Alberto Santos de Almeida. (Org.). Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais. 1ed.Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021, v. 1, p. 183-197. BAIXA AQUI
  • SILVA, F. H. B. ; PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. . A vivência de organização e mediação de um curso de extensão universitária. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão. 1ed.Editora Real Conhecer: Formiga (MG), 2021, v. 1, p. 74-87. BAIXA AQUI
  • ALMEIDA, J. P. ; PEREIRA, A. C. C.. A aritmética de localização de John Napier (1550-1617) na formação do professor que ensina matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed.Iguatú: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 37-46. BAIXA AQUI
  • SANTOS, A. G. ; PEREIRA, A. C. C. . Proposta de inserção da escala dos números de Gunter (1623) no ensino de multiplicação e divisão. In: Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio, Leidy Gabriela Ariza Ariza. (Org.). Ensino de ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE. 1ed.Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 203-2019. BAIXA AQUI
  • ALBUQUERQUE, S. M. ; PEREIRA, A. C. C. . Conceitos matemáticos identificados no ábaco de Gerbert em uma formação de professores. In: Joelma Nogueira dos Santos, Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque, Maria José Araújo Souza, Jeanne D?arc de Oliveira Passos. (Org.). Educação Matemática tem no Ceará. 130ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 1-117. BAIXA AQUI
Teses
  • Tese de Doutorado em Educação (UFRN)- A obra “de Triangulis Omnimodis Libri Quinque” de Johann Müller Regiomontanus (1436 – 1476): uma contribuição para o desenvolvimento da Trigonometria  - Ana Carolina Costa Pereira [BAIXE AQUI]
  • Tese de doutorado em Educação Brasileira (UFC) - Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de matemática - Ana Cláudia Mendonça Pinheiro [BAIXE AQUI]
  • Avaliações externas: desenvolvimento do sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará nas escolas indígenas Tremembé na disciplina de matemática no ensino básico - Sheyla Silva Thé Freitas [BAIXE AQUI]   
  • Formação docente: competências matemáticas dos discentes concluintes do ensino fundamental - Valmiro de Santiago Lima [BAIXE AQUI
Dissertações
  •  Dissertação de Mestrado em Educação Matemática (UNESP)- Teorema de Thales: uma conexão entre os  aspectos geométrico e algébrico em  Alguns livros didáticos de Matemática - Ana Carolina Costa Pereira (Clique Aqui
  • Dissertação de Mestrado em Educação (UECE) - A mediação docente na construção do raciocínio geométrico de alunos da licenciatura em matemática na disciplina desenho geométrico de Ana Cláudia Mendonça Pinheiro (Clique Aqui)
  • Um estudo sobre a “lógica do pensamento dedutivo” proposta por George Boole no contexto de algebrização da Lógica no século XIX.  Caio Cesar di Gesu Janguas (Clique aqui)
  •  
    Dissertações Orientadas
    • (PGECM/IFCE) Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. Isabelle Coelho da Silva (Clique aqui)
    • (PGECM/IFCE) Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos tempos..., aplicado na formação de professores. Antonia Naiara de Sousa Batista. [Clique Aqui]
    • (PROFMAT) Uma proposta de atividades para o estudo da proporção áurea na educação básica. Alison Ferreira da Silva. [BAIXE AQUI]
    • (PGECM/IFCE) Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -IFCE  - O uso de vídeo como recurso didático na formação do professor de matemática da Profa Ms. Ticiana de Sousa Lima. (Clique aqui)
    • (PROFMAT) Uma proposta de atividades orientadoras de ensino sobre noções básicas de estatística para o ensino fundamental e médio. Rafael Kaio Maciel Candido. [BAIXE AQUI]
    • (PROFMAT) Uso do software winplot no auxílio do ensino de funções quadráticas presentes nas questões do ENEM. Francisco Bruno Braga Teixeira [BAIXE AQUI]
    • (PROFMAT) Um estudo da semelhança de figuras envolvendo as representações semióticas presentes nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Hugo Alves Machado [BAIXE AQUI]
    • (PROFMAT) Atividades didáticas para o ensino de razões trigonométricas com o auxílio da balhestilha. Cristiano Holanda de Araujo Gomes. [BAIXE AQUI]
    • (PGECM/IFCE) Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. Eugeniano Brito Martins [BAIXE AQUI]
    • (ENCIMA/UFC) O jogo de tabuleiro como recurso didático para o ensino do conceito de proporcionalidade, Vitor Hugo Bonfim Lacerda [BAIXE AQUI] 
    • (PGECM/IFCE) Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática, Suziê Maria de Albuquerque [BAIXE AQUI]
    • (PGECM/IFCE)  Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática, Francisco Wagner Soares Oliveira [BAIXE AQUI]
    • (PGECM/IFCE) Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred, Verusca Batista Alves [BAIXA AQUI]

    Monografias (Especialização)
    • Monografia de Especialização em Ensino de Matemática (UECE) - O teorema de Tales nos livros didáticos de matemática após a avaliação do MEC: uma comparação entre categorias -  Ana Carolina Costa Pereira (Clique Aqui)
    • Monografia de Especialização em Ensino de Matemática (UECE) - Uso de vídeos para o ensino de matemática: potencialidades na sua inserção em sala de aula, Ticiana de Sousa Lima (BaixaAqui)
    •  Monografia de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (UECE) - Uma descrição dos primeiros conceitos algébricos encontrados nos livros didáticos do 7o ano do ensino fundamental, Maria Sandra de Albuquerque (Baixe Aqui)
    • Monografia de Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (UECE) - Uma Aplicação da História da matemática como recurso didático para o ensino de Equações do 1o grau, Josenildo da Silva Nascimento (Baixe Aqui)
    • Monografia Uma abordagem metodológica do uso da história da matemática para o ensino de problemas clássicos da Grécia antiga do Raimundo Mirton Da Silva Filho (Baixe Aqui)

     Outros Materiais

     Artigos em Periódicos

    OLIVEIRA, F. W. S. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Indícios do costume de se dividir a circunferência em seus 360 graus a que Pedro Nunes se refere ao descrever os procedimentos para construção do Jacente no Plano. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 20, p. 35-49, 2020. [BAIXAR AQUI]

    BATISTA, A. N. S. ; OLIVEIRA, F. W. S. ; ALVES, V. B. ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . Saberes sobre a formação de professores de matemática em dissertações e teses relacionadas a história da matemática nos últimos 5 anos. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-20, 2020. [BAIXAR AQUI]

    MASSENO, THALYA CRISTINY SOUSA ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS POR MEIO DOS NÚMEROS TRIANGULARES UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 7, p. 103-115, 2020. [BAIXAR AQUI]

    COSTA PEREIRA, ANA CAROLINA. INTERFACES ENTRE HISTORIA DE MATEMÁTICAS Y ENSEÑANZA A TRAVÉS DE ANTIGUOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS: UNA EXPERIENCIA EN LA INVESTIGACIÓN ACADÉMICA. PARADIGMA (MARACAY), v. 41, p. 160-179, 2020. [BAIXAR AQUI]

    ALVES, VERUSCA BATISTA ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . Seno, cosseno e tangente: uma atividade com os círculos de proporção de William Oughtred (1633) na formação de professores de matemática. Amazônia (UFPA), v. 16, p. 74-88, 2020. [BAIXAR AQUI]

    BRITO DA SILVA, FRANCISCO HEMERSON ; COSTA PEREIRA, ANA CAROLINA . O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 7, p. 158-169, 2020. [BAIXAR AQUI]

    SANTOS, ANDRESSA GOMES DOS ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 7, p. 357-369, 2020. [BAIXAR AQUI]

    PAULINO, SABRINA DE SOUSA ; FILHO, CARLOS FERREIRA ARGEMIRO ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 7, p. 170-180, 2020. [BAIXAR AQUI]

    OLIVEIRA, FRANCISCO WAGNER SOARES ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA . ELEMENTOS CONTEXTUAIS DO INSTRUMENTO JACENTE NO PLANO DE PEDRO NUNES A PARTIR DO TRATADO DE NAVEGAÇÃO DE ARTE ATQUE RATIONE NAVIGANDI. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, p. 212-229, 2020. [BAIXAR AQUI]

    SILVA, A. S. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Um estudo sobre o capítulo XXV da De Divina Proportione (1509) de Luca Pacioli (1447-1517). REVEMAT, v. 15, p. 1-17, 2020. [BAIXAR AQUI]

    SILVA, F. H. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . O báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020042-14, 2020. [BAIXAR AQUI]

    MIRANDA, R. R. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . O estudo das operações com frações por meio quadrinhos para a formação do professor de matemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e629997652-23, 2020. [BAIXAR AQUI]

    SANTOS, A. G. ; OLIVEIRA, A. N. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 17-36, 2020. [BAIXAR AQUI]

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, F. . A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. REVISTA COCAR (UEPA), v. 13, p. 342-372, 2019. [BAIXE AQUI]

    ALVES, V. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Algumas considerações sobre a incorporação da Régua de Cálculo Circular na Formação Inicial de Professores de matemática. Educação Matemática em Revista, v. 61, p. 67-82, 2019. [BAIXE AQUI]

    OLIVEIRA, FRANCISCO WAGNER SOARES ; PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA ; DE ALBUQUERQUE, SUZIÊ MARIA . A História das Equações Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 392-397, 2019. [BAIXE AQUI]

    OLIVEIRA, F. W. S. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 19, p. 39-53, 2019. [BAIXE AQUI]

    SOUSA DA SILVA, ALISON ; COSTA PEREIRA, ANA CAROLINA . Leonardo da Vinci e Luca Pacioli. Boletim Cearense De Educação E História Da Matemática, v. 6, p. 71-83, 2019. [BAIXE AQUI]

    SILVA, I. C. ; SILVA, J. H. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de matemática: propondo uma prática. REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA, v. 4, p. 78-87, 2018. [BAIXE AQUI]

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; Morey, Bernadete Barbosa . Traços de uma história: um primeiro olhar da influência de Johann Müller Regiomontanus nas obras do matemático português Pedro Nunes. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 18, p. 23-38, 2018. [BAIXE AQUI]

    PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA; SAITO, FUMIKAZU . Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus The concept of perpendicularity and parallelism mobilized in an activity with the use of the baculum (1636) of Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, p. 405-432, 2019. [BAIXE AQUI]

    TEIXEIRA, K. C. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa ; FONTENELE, F. C. F. . Dialogando sobre álgebra linear: possíveis metodologias de uma prática. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 1, p. 117-124, 2018. [BAIXE AQUI]

    SILVA, I. C. ; BATISTA, A. N. S. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Estudos iniciais sobre o instrumento cubit rod: teoria e prática na história da matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (ON-LINE), v. 8, p. 1-10, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALVES, V. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . A matemática por trás da construção física e graduação da régua de cálculo circular. Caminhos da Educação Matemática em Revista (ON-LINE), v. 8, p. 11-30, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALBUQUERQUE, SUZIÊ MARIA DE ; PEREIRA, A. C. C. Uma análise preliminar do documento histórico regula de Abaco Computi de autoria do matemático Gerbert de Aurilac (976 d.C). Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 16-26, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Breve análise da obra the description and use of The Double Horizontall Dyall (1632) de William Oughtred. Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 64-74, 2018. [BAIXE AQUI]

    BATISTA, A. N. de; PEREIRA, A. C. C. Uma mostra geral de aspectos inseridos na obra chronographia, reportorio dos tempos... (1603). Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 75-84, 2018. [BAIXE AQUI]

    PEREIRA, A. C. C. ; SAITO, F. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 109-122, 2018. [BAIXE AQUI]

    MARTINS, E. B.; PEREIRA, A. C. C. Uma primeira descrição da obra: rabdologiae, seu numerationis per virgula ... De 1617. Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 154-166, 2018.[BAIXE AQUI]

    SILVA, ISABELLE COELHO DA ; PEREIRA, A. C. C. O papel do documento original nos anais do SNHM de 1999 a 2015. Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 202-212, 2018. [BAIXE AQUI]

    OLIVEIRA, GISELE PEREIRA ; PEREIRA, A. C. C.  O uso da engenharia didática como ferramenta facilitadora para utilização e produção de objetos de aprendizagem a partir da formação inicial e continuada de professores de matemática.  Boletim Cearense de Educação E História da Matemática, v. 5, p. 46-65, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALBUQUERQUE, S. M. ; PEREIRA, A. C. C. A divisão de unidades pelo método da diferença: uma proposta de uso do ábaco de Gerbert (976). Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p. 73-88, 2018. [BAIXE AQUI]

    PEREIRA, A. C. C. SAITO, F. . A organização do saber geométrico em Via Regia ad Geometriam (1636) de Petrus Ramus: uma reflexão sobre a definição de ângulo reto e de perpendicular. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 24-38, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALBUQUERQUE, SUZIÊ MARIA DE ; OLIVEIRA, F. W. S. ; MARTINS, Eugeniano Brito ; PEREIRA, A. C. C. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 128-144, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALBUQUERQUE, SUZIÊ MARIA DE ; PEREIRA, A. C. C. ALVES, V. B. . Um estudo preliminar sobre o ábaco de Gerbert do século X como recurso didático para o ensino das operações aritméticas. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p. 1-12, 2018. [BAIXE AQUI]

    ALVES, VERUSCA BATISTA ; SILVA, HOSANA DE FÁTIMA MELO DA ; PEREIRA, A. C. C.  A inserção da régua de cálculo circular como ferramenta para o ensino de logaritmo. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 48-61, 2018.[BAIXE AQUI]

    ALVES, V. B. ; PEREIRA, A. C. C. O instrumento, círculos de proporção, exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 7, p. 89-108, 2018. [BAIXE AQUI]

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; Morey, Bernadete Barbosa . Revisitando a lei dos cossenos para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES, v. 15, p. 81-95, 2017. [BAIXE AQUI]

    TAVARES, Marina Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). v. 5, n. 8 (2017). BoEM - Boletim online de Educação Matemática. (Baixe aqui) Qualis B1.

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Manuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas (SP) - ISSN 1676-2584. Qualis B1 (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Carolina Costa Pereira, LIMA, Ticiana de Souza. Processo de multiplicação em algumas culturas. Revista Eletrônica de Sala de Aula em Foco: v. 5, n. 1, p. 97-110 (2016). (Baixe Aqui)

     PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, I. C. ; NOGUEIRA, R. S. ; ALVES, F. R. V.. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, p. 243-257, 2016. (Baixe Aqui)

    ALVES, F. R. V. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Ensino de geometria analítica: discussão dos pressupostos da sequência FEDATHI no contexto de formação do professor de matemática. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, p. 26-45, 2016. (Baixe aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. O teorema de Thales ao longo da história: percepções encontradas em alguns livros didáticos do século XX. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 60-73, 2016. (Baixe Aqui)

    MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONSECA, P. H. S. . Redescobrindo o conceito de logaritmo por meio da construção da régua de cálculo linear. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 47-65, 2016. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele Esteves. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 65-78, 2015. (Baixe aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, A. N. S. . A matemática por trás da Balestilha. Revista de História da Matemática para Professores, v. 2, p. 53-64, 2015.

    SANTOS, J. N. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . A matemática escolar e o laboratório como ambiente de aprendizagem: algumas considerações sobre o ensino. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 17-25, 2015. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; Morey, Bernadete Barbosa . Um ensaio sobre a história da trigonometria antes do século XV. Revista Conexões - Ciência e tecnologia, v. 9, p. 143-152, 2015. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. Analisando os programas de ensino da disciplina de história da matemática na formação inicial do professor de matemática da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 7-9, 2014. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; NASCIMENTO, J. S. . História da matemática em sala de aula: o que pensam os futuros docentes sobre esta relação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 1, p. 10-11, 2014. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. Algumas notas sobre as potencialidades de Quadrinhos nas Aulas de Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 6, p. 1-4, 2011. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa; VASCONCELOS, Cleiton Batista . Educação Matemática: Concepções sobre o ensino e aprendizagem em Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 1, p. 13-21, 2006. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando quadrinhos como interface entre matemática e ensino por meio de episódios e sequências didáticas na formação inicial de professores. Temporis(ação) (UEG), v. 1, p. 308-328, 2016. (Baixe Aqui)

    ALVES, V. B. ; PEREIRA, Ana Carolina Costa . Instrumentos Históricos e o Ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, p. 39-50, 2016. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. A trigonometria no século XV: outra demonstração da lei dos senos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 4, p. 12-13, 2015. (Baixe Aqui)

    PEREIRA, Ana Carolina Costa. Demonstrações do teorema de Thales: um enfoque histórico. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, p. 25-49, 2015. (Baixe Aqui)

    Artigo BOCEHM -Estudando equação do 1o grau por meio do uso de fontes históricas: o papiro de Rhind - Isabelle Coelho da Silva, Josenildo Silva do Nascimento e Ana Carolina Costa Pereira (Baixe Aqui)

    Artigo BOCEHM - Vamos aprender trigonometria? Uma experiência com alunas no ensino médio utilizando a balestilha - Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira (Baixe Aqui)

    Artigos (Anais de eventos)

    PASSOS, Jeanne D'arc de Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O bom professor de matemática: Concepções acerca de experiências na sua formação. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... . Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, 2013. p. 5401 - 5408. (Baixe Aqui)

    Trabalho de Conclusão de Curso defendido da UECE

    2021
    • Orientações didáticas a partir de jogos matemáticos para o ensino de equações do primeiro grau nos anos finais do ensino fundamental de JOCÉLIA COSTA DA SILVA [BAIXE AQUI]
    • Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515–1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em matemática da UECE de FRANCISCO HEMERSON BRITO DA SILVA [BAIXE AQUI]

    2019
    • Um Panorama da história do curso de licenciatura em matemática da UECE no período de 1996 a 2016 de Mirla Braz Braga [BAIXA AQUI]
    • Um estudo das várias abordagens da área de triângulos em livros didáticos de matemática do 2° ano do ensino médio de Francisco Rodrigo Araújo Dias [BAIXA AQUI]
    • Uma proposta de atividades envolvendo noções do cálculo integral para alunos do ensino médio Francisco David Siqueira Chagas [BAIXE AQUI]
    • Um estudo das equações cúbicas em livros didáticos no 3º ano do ensino médio de Felipe Santiago [BAIXE AQUI]
    • Uma proposta de atividades didáticas para o ensino de sequências numéricas por meio do estudo de números triangulares de Thalya Cristiny De Sousa Masseno [BAIXE AQUI]
    • Estudo de alguns problemas do Sangaku do templo Katayamahiko: uma proposta aos docentes do ensino médio de Nasha Lima de Castro [BAIXE AQUI]
    •  Propondo sequências didáticas utilizando quadrinho e episódios da história: uma contribuição para o ensino de matemática de Isabelly Castelo Braga (Clique aqui)
    • Um estudo sobre as possibilidades didáticas da régua de cálculo linear a partir da sua construção para o ensino da multiplicação  de Andressa Gomes dos Santos [Clique aqui]
    • As várias abordagens do teorema de tales em livros-textos de matemática: uma proposta de sequência didática. Raquel Santos Pio [BAIXE AQUI]
    2017
    • TCC - Uma visão panorâmica da disciplina de história da matemática no atual movimento da educação matemática no Ceará de Ana Maria Silva Guedes (Clique Aqui)
    • TCC - Um estudo bibliográfico sobre as resoluções de equações algébricas e as contribuições de Évariste Galois de Joyce Ellen Silva Borges (Clique Aqui)
    • TCC - O uso de tecnologias no ensino de matemática: uma análise dos livros didáticos utilizados nos anos finais do ensino fundamental na educação de jovens e adultos de Elizabeth Cristina Oliveira de Abreu (Clique Aqui)
    • TCC - Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de algumas atividades a partir do dia a dia de uma empresa de Catarina Elias Santos (Clique Aqui)
    • TCC - A utilização de tablets como recurso tecnológico no ensino fundamental de Amanda Arruda da Costa (Clique Aqui)
    • TCC - A régua de cálculo: um instrumento histórico na construção do conceito de logaritmos para a formação de professor de Paulo Henrique Souza Fonseca (Clique Aqui)
    • TCC - O uso do multiplano como recurso didático para o ensino dos conceitos de perímetro, área e volume para alunos deficientes visuais de Pricila Acácio Rodrigues (Clique Aqui)
    • TCC - O ensino do conceito da área do círculo com o uso da história da matemática como recurso didático de Alysson Rocha Silva (Baixe Aqui)
    • TCC - Uso de materiais concretos no ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita: propondo atividades orientadas para o 7 ano de Paulo Rodrigues de Sousa Castro (Baixe Aqui)
    • TCC - Algumas concepções de alunos do ensino médio sobre a disciplina de matemática de Mariane Euzébio Lima (Baixa Aqui).
    • TCC - Apontando algumas dificuldades na aprendizagem do conteúdo de equações do 1o grau dos alunos do 7o ano de uma escola pública de Fortaleza de Francisca Helaine Correia Alves (Baixa Aqui)
    • Uma proposta para o ensino de geometria: estudando os poliedros de Platão por meio do material concreto de Italo José Xavier de Brito (Baixa Aqui).
    • Algumas atividades utilizando personagens de quadrinhos no ensino de matemática de
       Murilo Alves Wanderley Junior (Baixe Aqui)
    2016

























  • As concepções dos discentes do curso de licenciatura em matemática da UECE sobre o uso de HQ como recurso didático para o ensino de Beatriz Maria Pereira Maia (Clique Aqui
  • O uso de fontes na disciplina história da matemática a partir do problema 56 do papiro de Rhind de Isabelle Coelho da Silva (Clique Aqui)
  • A balestilha: um instrumento histórico de medida para explorar conceitos matemáticos na formação inicial de professores de Antonia Naiara de Sousa Batista (Clique aqui)
  • O Movimento da Matemática Moderna no brasil: origem e precursores de Antônio Aleixo de Sousa Filho (Clique Aqui)
  • Um estudo sobre as potencialidades didáticas da régua de cálculo circular na formação do professor de matemática de Verusca Batista Alves (Clique Aqui)
  • Possibilidades do uso de fontes históricas a partir dos versos de Lilavati para a formação inicial dos professores de matemática de José Hélison da Silva (Clique Aqui

  • 2015
    • Uma análise do Teorema de Pitágoras em alguns livros didáticos de Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental de André Luís Pinheiro Cunha (Clique Aqui)
    • O uso da história da matemática para o ensino da equação do 2º grau de Alan Sousa e Silva (Clique Aqui)
    • A biografia do matemático Johann Carl Friedrich Gauss: contribuições de sua obra para o ensino de conteúdos de matemática do ensino superior de Maria Sandra de Albuquerque (Clique Aqui)
    • História da matemática: algumas concepções acerca de sua contribuição na formação inicial do professor de matemática de JOSENILDO SILVA DO NASCIMENTO (Clique Aqui)
    • O uso de fontes históricas para o ensino de matemática: propondo atividades utilizando o papiro de Rhind de Raniele Sampaio Nogueira (Clique aqui)
    2014
    • O estágio supervisionado sob a visão dos alunos do curso de licenciatura em matemática da UECE, campus do Itaperi: importância na sua formação de Naiane Moreira da Costa (Clique Aqui)
    • Teorema de Pitágoras: uma busca de alternativas para a sala de aula de Mariza dos Santos Arruda (Clique Aqui)
    • A matemática de Arquimedes e o cálculo diferencial e Integral de Rafael Ferreira Mendonça (Clique Aqui)
    2013
    • Análise da metodologia de ensino utilizada nas aulas de matemática pelo professor do 9º ano de uma escola municipal de Tabuleiro do Norte de Thayse Trajano de Oliveira  (Clique Aqui)
    • Uma análise da história da trigonometria em alguns livros didáticos de matemática do 9º ano de Saul Martins Lopes de Amorim  (Clique Aqui)
    • Newton: contribuições ontem e hoje de Alison Ferreira da Silva (Clique Aqui)
    2012
    • Arquimedes e Eratóstenes: os principais fatos históricos que marcaram a matemática grega de Jandean da Silva Lima (Clique Aqui)
    • As principais contribuições matemáticas de François Viète no campo da álgebra de Matheus Felipe Oliveira de Lima (Clique Aqui)

    Um comentário:

    1. Olá, Ana Carolina. Me chamo Neto, somos colegas de profissão. Estava vendo seus trabalhos, no entanto, alguns aqui não abrem. Será que poderia ver esse probleminha? Quando clico na página para abrir os TCC's, diz que a página não exite mais!

      ResponderExcluir