Créditos: 02
Horas-aula: 34h/a
Pré-requisitos: Conjuntos e Funções e Sistemas Lineares
Horário/local: 6AB Tarde - Laboratório de Matemática e Ensino
EMENTA: O papel do laboratório de ensino de Álgebra no ensino e na aprendizagem de conceitos algébricos. Fundamentação teórica, metodologia e epistemológica do ensino de álgebra. Confecção de materiais didáticos manipuláveis e desenvolvimento de propostas de atividades para o ensino básico. Planejamento e realização de uma experiência prática com o uso de materiais concretos no ensino básico.
Plano de Ensino da Disciplina [BAIXE AQUI]
Programa da Disciplina [BAIXE AQUI]
Calendário Acadêmico [BAIXE AQUI]
Modelo do Guia do Professor [BAIXE AQUI]
Modelo da Folha do Aluno [BAIXE AQUI]
Modelo - Material didático Concreto.Digital [BAIXE AQUI]
Avaliação Oral [BAIXE AQUI]
Aula 3 (01/11/2024): O que é ensinar Álgebra? Panorama histórico da Álgebra no Brasil.
Avaliação Oral [BAIXE AQUI]
Calendário de aulas práticas [BAIXAR AQUI]
MATERIAL DIDÁTICO DA DISCIPLINA
Aula 2 (15/10/2024): XXIX Semana Universitária da UECE
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Matemática (6o ao 9o ano) - [BAIXE AQUI]
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias [BAIXE AQUI]
PCN + Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais [BAIXE AQUI]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental [BAIXE AQUI]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio - [BAIXE AQUI]
AULAS
Aula 1 (18/10/2024): Apresentação da disciplina e turma; entrega do plano de ensino.
Slide da Aula [Baixe Aqui]
Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias [BAIXE AQUI]
PCN + Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais [BAIXE AQUI]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental [BAIXE AQUI]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio - [BAIXE AQUI]
AULAS
Aula 1 (18/10/2024): Apresentação da disciplina e turma; entrega do plano de ensino.
Slide da Aula [Baixe Aqui]
Aula 2 (15/10/2024): XXIX Semana Universitária da UECE
Aula 3 (01/11/2024): O que é ensinar Álgebra? Panorama histórico da Álgebra no Brasil.
Slide da Aula [Baixe Aqui]
Texto para leitura complementar: COELHO, F. U., & AGUIAR, M.. (2018). A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, 32(94), 171–187. [BAIXE AQUI]
Aula 4 (08.11.2024): Ensino de Álgebra
Slide da Aula (Baixe Aqui)
Texto Complementar: Campos, M. A., & Farias, L. M. S. (2020). A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(1), 167-188. (Baixe Aqui)
Aula 5 (22.1162024): Concepções sobre o Laboratório de Álgebra
Slide da Aula (Baixe Aqui)
Texto Complementar: Costa, R. M. ., & Silva, P. O. da . (2021). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ÁLGEBRA PARA O 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311040. (Baixe Aqui)
Silva, Eliane Santos.
O uso de jogos no ensino de álgebra : uma experiência
nos anos finais do nível fundamental / Eliane Santos Silva. - João Pessoa, 2020. (Baixe Aqui)
SOUSA, Poliana Martins de. O estudo de álgebra no ensino fundamental II: uma proposta com materiais manipuláveis. PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). CORNÉLIO PROCÓPIO, 2021. (Baixe Aqui)
SOUSA, Poliana Martins de. O estudo de álgebra no ensino fundamental II: uma proposta com materiais manipuláveis. PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). CORNÉLIO PROCÓPIO, 2021. (Baixe Aqui)
Aula 6 (29.12.2024): O que os Livros Didáticos falam sobre o Ensino de Álgebra
Slide da Aula (Baixe Aqui)
Texto Complementar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário