Módulo 8 - Avaliação da para e como aprendizagem

 

MÓDULO 8 - AVALIAÇÃO DA PARA E COMO APRENDIZAGEM

DADOS DA DISCIPLINA
Carga-horária: 48 Horas-aula
Horário/local: Manhã e Tarde 6ABCD Sala: Laboratório de Ensino
EMENTA: Neste módulo, você desenvolverá sua base de conhecimento, habilidades e estratégias para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos em suas salas de aula. Um sistema de avaliação com essas características consiste em múltiplas ferramentas de avaliação, alinhadas com os objetivos curriculares e pedagógicos. Por meio do desenvolvimento de um plano de avaliação, você aprenderá a relacionar planejamento, implementação, avaliação e reflexão por meio da conexão com o plano de ensino criado no módulo de planejamento de currículo.

DOCUMENTOS
Plano de Ensino da Disciplina [BAIXE AQUI]
Programa da Disciplina [BAIXE AQUI]
Calendário Acadêmico [BAIXE AQUI]

RELATÓRIOS DO MÓDULO
Orientações para o Relatório 1 [BAIXE AQUI]
Orientações para o Relatório 2 [BAIXE AQUI]
Orientações para o Relatório 3 (final) [BAIXE AQUI]

DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO

Aula 1 e 2 (02/09/2022)
Texto base para a aula:
CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009, p. 38-44). (Baixe aqui)
NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6a ed. p. 03-05. (Baixe aqui)
RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed. (Baixe aqui)
BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clare; MARSHAL, Bethan; WILIAM, Dilan. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kapan, Set. 2004, pp. 9-21. (Baixe aqui)
Slide da Aula 1 [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 2 [BAIXE AQUI]
Atividade proposta na aula
Aula 1 - Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 1 -  Recurso da Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 2 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 2 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Aula 2 -  Recurso da Atividade 2 [BAIXE AQUI]

Atividade para recuperação de falta nas Aulas 1 e 2 [BAIXE AQUI] - Entrega até dia 09.09.2022.
Envio da atividade [ENVIAR AQUI]




Aula 3 e 4 (09/09/2022)
Texto base para a aula:
CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009 (Capítulo 4). (Baixe aqui)
Atividade proposta na aula: 
Slide da Aula 3 [BAIXA AQUI]
Aula 3 - Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 3 - Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Aula 3 -  Cartão de Recurso (Atividade 2) [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 4 [BAIXA AQUI]
Aula 4 - Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 4 - Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Aula 4 - Atividade 3 [BAIXE AQUI]
Critérios de Avaliação do Relatório 1 [BAIXA AQUI]

Atividade para recuperação de falta nas Aulas 3 e 4 [BAIXE AQUI] - Entrega até dia 23.09.2022.
Envio da atividade [ENVIAR AQUI]

Aula 5 e 6 (22/09/2022)
Texto base para a aula:
CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009. (Capítulo 4) (Baixe aqui)
RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed. (Capítulo 6) (Baixe aqui)
CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009. (Capítulo 5) (Baixe aqui)
NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6ª ed. (Capítulo 12) (Baixe aqui)
Slide da Aula 5 [BAIXE AQUI]
Aula 5 - Atividade 1 [BAIXAR AQUI]
Aula 5 - Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 6 [BAIXE AQUI]
Aula 6 - Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 6 - Atividade 2 [BAIXE AQUI]

Aula 7 e 8 (07/10/2022)
Texto base para a aula:
RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed. (Capítulo 9) (Baixe aqui)
GUSKEY, Thomas R.; BAILEY, Jane M. Developing grading and reporting systems for student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2001. (Capítulo 3 e 4) (Baixe aqui)
NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6a ed. (Capítulo 14) (Baixe aqui)
Slide da Aula 7 [BAIXE AQUI]
Aula 7 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 7 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 8 [BAIXE AQUI] (Não usamos slides)
Aula 8 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 8 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]

Aula 9 e 10 (21/10/2022)
Texto base para a aula:
REEVES, Douglas. Elements of grading: a guide to effective practice. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2011. (Introdução e Capítulo 1) (Baixe aqui)
BROOKHART, Susan M. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013. (Capítulo 1 e 3). (Baixe aqui)

DE BLASIS, Eloísa; FALSARELLA, Ana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; GUEDES, Patrícia Mota. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas – perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013. (Baixe aqui)
DE BLASIS, Eloísa (org); TILGER, Marcos; LONGATO, Silvia. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014. (Baixe aqui)
Slide da Aula 9 [BAIXE AQUI]
Aula 9 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 9 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 10 [BAIXE AQUI]
Aula 10 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 10 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]

Aula 11 e 12 (04/11/2022)
Texto base para a aula: Não temos texto
Slide da Aula 11:
Aula 11 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 11 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Slide da Aula 12:
Aula 12 -  Atividade 1 [BAIXE AQUI]
Aula 12 -  Atividade 2 [BAIXE AQUI]
Atividade proposta na aula: 


REFERÊNCIAS COMPLETA

BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clare; MARSHAL, Bethan; WILIAM, Dilan. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kapan, Set. 2004, pp. 9-21.

BROOKHART, Susan M. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. Alexandria, VA: ASCD, 2013.

CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Avaliação educacional e promoção escolar. Trad. Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibepex; São Paulo: Unesp, 2009.

DE BLASIS, Eloísa; FALSARELLA, Ana Maria; ALAVARSE, Ocimar Munhoz; GUEDES, Patrícia Mota. Avaliação e aprendizagem: avaliações externas – perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2013.

DE BLASIS, Eloísa (org); TILGER, Marcos; LONGATO, Silvia. Avaliação Educacional: os desafios da sala de aula e a promoção da aprendizagem. São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social, 2014.

EARL, Lorna M. Assessment as Learning: using classroom assessment to maximize student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2013 (2a ed.).

GUSKEY, Thomas R.; BAILEY, Jane M. Developing grading and reporting systems for student learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2001.

NITKO, Anthony J.; BROOKHART, Susan M. Educational assessment of students. Boston, MA: Pearson, 2011, 6a ed.

REEVES, Douglas. Elements of grading: a guide to effective practice. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2011.

RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014, 7 ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário