PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA II
Créditos: 02 Horas-aula: 34
Pré-requisitos: Prática de Ensino em Matemática I
Horário/local: 3CDT - Laborarório de Matemática e Ensino
EMENTA: Seminários sobre assuntos do ensino médio. O ensino de Matemática no nível médio e a escola atual. Análise das atividades que compõem o ensino de Matemática na escola atual. Recursos didáticos para o ensino de Matemática. Estratégias e técnicas para o ensino de Matemática. Planejamento de cursos, avaliação. Execução do planejamento de curso.
Pré-requisitos: Prática de Ensino em Matemática I
Horário/local: 3CDT - Laborarório de Matemática e Ensino
EMENTA: Seminários sobre assuntos do ensino médio. O ensino de Matemática no nível médio e a escola atual. Análise das atividades que compõem o ensino de Matemática na escola atual. Recursos didáticos para o ensino de Matemática. Estratégias e técnicas para o ensino de Matemática. Planejamento de cursos, avaliação. Execução do planejamento de curso.
DOCUMENTOS
Plano da Disciplina [Baixe Aqui]
Programa da disciplina [Baixe Aqui]
Calendário Acadêmico [Baixe Aqui]
LIVROS DA DISCIPLINA
PCN + Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais [BAIXE AQUI]
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio - [BAIXE AQUI]
Documento Curricular Referencial do Ceará (dcrc) - Ensino Médio - [BAIXA AQUI]
Educação Matemática: Da teoria à prática. (D'Ambrosio, 1995) - [BAIXE AQUI]
Aula 1: 05.03.2024 - Apresentação da disciplina. Entrega do plano de aula.
Aula 2: 12.04.2024 - O Papel do professor de matemática no Ensino Médio
Texto para aprofundamento:
Educação Matemática: Da teoria à prática. (D'Ambrosio, 1995) - [BAIXE AQUI]
AULAS
Texto para aprofundamento:
Atividade Avaliativa - Bom professor de Matemática
Orientação para a Atividade [BAIXE AQUI]
Proposta de questionário/Entrevista [BAIXE AQUI]
Relatório de Pesquisa: Cada dupla deve escolher uma revista para enviar seu trabalho. Não precisa ter qualis. Segue, alguns, exemplos.
- Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional [SITE]
- Ensino em Perspectivas [SITE]
- Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia (CEC&T) [SITE]
- RECEM - Revista Catarinense de Educação Matemática [SITE]
RCEeM - Revista Cearense de Educação Matemática [SITE] - REVISTA MATEMÁTICA E CIÊNCIA: construção, conhecimento e criatividade [SITE]
- Outras.
Entrega da atividade (28.06.2024) - Online (Link para Envio)
Aula 3: 09.04.2024 - Parâmetros Curriculares Nacionais e BNCC – Ensino Médio
Texto para aprofundamento: Leis e diretrizes educacionais.
Slide da aula - [Baixe Aqui]
Slide da aula - [Baixe Aqui]
Atividade de aprofundamento [BAIXE AQUI]
Aula 4: 09.04.2024 - Reflexões sobre teoria e prática na Matemática
Texto para aprofundamento: Groenwald, C. L. O.; Panossian, M. L. Reflexões sobre o Novo Ensino Médio: possibilidades e desafios. RIPEM, v. 11, n.1, 2021 pp. 05-23. [BAIXA AQUI]
Slide da aula - [Baixe Aqui]
Slide da aula - [Baixe Aqui]
Aula 5: 16.04.2024 - Gestão de Sala de Aula
Texto para aprofundamento: WEINSTEIN, C.;
NOVODVORSKY, I. Gestão da sala de aula:
lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Porto
Alegre: AMGH Editora, 2015. [BAIXA AQUI]
Slide da aula [BAIXA AQUI]
Aula 6: 20.09.2022 - Plano de aula
Texto base para a aula: Plano de Aula, sim! [BAIXAR AQUI]Orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do ensino fundamental [BAIXE AQUI]
Slide da aula [BAIXE AQUI]
Dicas de uma boa aula [BAIXE AQUI]
Modelo de Plano de Aula [BAIXE AQUI]
💫Envio do Plano de Aula - Entrega dia 18.10.2022 (Entregar no GPEHM)
Modelo de Plano de Aula [BAIXE AQUI]
💫Envio do Plano de Aula - Entrega dia 18.10.2022 (Entregar no GPEHM)
Aula 7: 27.09.2022 - Livro Didático de Matemática – Ensino Médio
Texto base para a aula: SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da. O Livro didático de matemática e o tempo. Revista de Iniciação Científica da Ffc - (Cessada), [S.L.], v. 7, n. 1, p. 13-21, 22 abr. 2008. Faculdade de Filosofia e Ciências. [BAIXE AQUI]
PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos [BAIXE AQUI]
Slide da aula [BAIXE AQUI]
Atividade [BAIXE AQUI] - Entrega dia 18.10.2022 (Entregar no GPEHM)
Ficha de Avaliação [BAIXE AQUI]
Texto base para a aula: SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da. O Livro didático de matemática e o tempo. Revista de Iniciação Científica da Ffc - (Cessada), [S.L.], v. 7, n. 1, p. 13-21, 22 abr. 2008. Faculdade de Filosofia e Ciências. [BAIXE AQUI]
PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos [BAIXE AQUI]
Slide da aula [BAIXE AQUI]
Atividade [BAIXE AQUI] - Entrega dia 18.10.2022 (Entregar no GPEHM)
Ficha de Avaliação [BAIXE AQUI]
Aula 8: 04.10.2022 - Planejando o Currículo de Matemática no Ensino Médio
Texto base para a aula: O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC: reflexõesacerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos [BAIXAR AQUI]
Atividade de complementação [BAIXE AQUI]
Aula 9: 11.10.2022 - Avaliação na disciplina de Matemática
Texto base para a aula:
Atividade 1 [BAIXE AQUI]
A atividade deve ser entregue na aula do dia 18.10.2022 [Enviar Aqui] (Entrega Online)
Aula 10: 18.10.2022 - Término e entrega das atividades de PEM II
Relatório de Pesquisa - O bom professor de matemática (online)
Plano de Aula (no GPEHM)
Livro didático (no GPEHM)
Avaliação (Online)
Aula 11: 25.10.2022 - Avaliação da disciplina de PEM II
Sem Material
***************************************************
Orientações das aulas simuladas
Cronograma das aulas simuladas [BAIXE AQUI]
Avaliação das aulas simuladas [BAIXE AQUI]OBS1. A aula deverá ser realizada no tempo de 30 minutos, ou seja, 1h/a.
OBS2. O plano de aula deve ser entregue antes do início da aula.
OBS3. Os critérios de avaliação da aula estão expostos no blog.
OBS4. A aula deve apresentar algum recurso didático estudado na disciplina de PEM II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário