EAN1398 – Formação de Professores que Ensinam Matemática


Formação de Professores que Ensinam Matemática - PPGE/UECE

Créditos: 04 Horas-aula: 60
Horário/local e horário: 4ª feira – 13h30min às 17h / SALA 01. – Sala 1 PPGE/UECE
Professoras: Profa. Dra. Marcilia Chagas Barreto, Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira e Profa. Dra. Ana Cláudia Gouveia de Sousa (convidada)
E-mail: marcilia.barreto@uece.br, carolina.pereira@uece.br e anaclaudia@ifce.edu.br.
EMENTA: A formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em seus aspectos teóricos e práticos; Realização de um levantamento e investigação em pesquisas sobre o tema, buscando aproximação com uma cobertura, delimitada temporalmente, do que tem sido pesquisado na área, enfatizando a abordagem epistemológica, teórica, metodológica e os principais resultados desses estudos; Elaboração de um corpo de conhecimentos acerca das pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática, em aproximação com os objetos de estudos das dissertações e teses em construção.

Cadastro da disciplina de FPEM  [ACESSE AQUI]
Plano de Ensino da Disciplina 
[BAIXE AQUI]
Programa da disciplina de FPEM [BAIXE AQUI]
Normas Acadêmicas da UECE 
[BAIXE AQUI]

MATERIAL DA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO E ARTIGO FINAL DA DISCIPLINA

Orientações da presentação e trabalho escrito [BAIXE AQUI]
Quadro resumo (Pesquisas) [BAIXE AQUI]
Template -  Artigo da disciplina FPEM [BAIXE AQUI]
Obs. A dupla de alunos devem se organizar com o lanche da aula.

CRONOGRAMA DAS AULAS

AGOSTO

14/8/2019 – Apresentação da disciplina [BAIXAR SLIDES]
Leitura e discussão de texto: VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática? Cad. CEDES, Campinas, v. 28, n. 74, p. 11-23, Apr. 2008. [TEXTO]
Texto complementar: GARCIA, Vera C. G. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é Matemática? Porque Ensinar? Como se ensina e como se aprende? In: Revista Educação. Vol. 32. nº 2. Porto Alegre, 2009. [TEXTO]
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]

21/08/2019 - Leitura e discussão de texto: CURI, Edda; PIRES; Célia Maria Carolino. Pesquisas sobre a Formação do Professor que Ensina Matemática por Grupos de Pesquisa de Instituições Paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, PUC/SP, 2008, n. 10, p. 151-189, 2008. [TEXTO]
BETERELI, K. C.; NACARATO, A. M. Uma possibilidade de formação continuada de professores que ensinam matemática a partir da parceria universidade-escola. In: NORONHA, Claudianny Amorim; MENDES, Iran Abreu. Ensino de Ciências e Matemática: múltiplos enfoque na formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2015. Cap. 1. p. 17-24. [TEXTO NA XEROX]
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]

28/08/2019 - Discussão dos trabalhos selecionados no VII SIPEM.
Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática <Baixe aqui>
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]
Ficha de Leitura [BAIXE AQUI]

SIPEM 1 - Desenvolvimento profissional de formadoras de professores de matemática que são investigadoras da docência: de estudante a professora, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos [BAIXE AQUI]
Elaine De Sousa Teodosio
Mariângela Da Costa Mendonça
Zelia Beserra Camelo

SIPEM 2 - Formação de professores e uso de tecnologia: experiência com o geogebra na modalidade EAD, Vandoir Stormowski [BAIXE AQUI]
Antonia Naiara De Sousa Batista
Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes
Verusca Batista Alves

SIPEM 3 - Abordagem investigativa em aulas de matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores, DENISE Knorst da Silva [BAIXE AQUI]
Francisco Wagner Soares Oliveira
Rayssa Melo De Oliveira
Ana Carla Amâncio Machado Dias

SIPEM 4 - Formação inicial de professores de matemática para não atuarem na educação básica, Henrique Rizek Elias, Línlya Sachs [BAIXE AQUI]
Carlos Ian Bezerra De Melo
Gabrielle Andrade Pereira
Shirley Mesquita Marques

SIPEM 5 - Mapeamento e estado da pesquisa sobre o professor que ensina matemática como campo de estudo, Dario Fiorentini [BAIXE AQUI]
José Dos Santos Ferreira
Maria Auricélia Gadelha Reges
Gleiciane Ferreira Farias

SIPEM 6 - As contribuições de uma proposta de formação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de matemática, Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira [BAIXE AQUI]
Gabriel Linhares De Sousa
Larissa Elfisia De Lima Santana
Suziê de Albuquerque

SETEMBRO

04/09/2019 - Leitura e discussão de texto: IVO, A. A.; DENCUFF, M. P. O ensino explícito: um meio para tornar eficaz nosso saber pedagógico–entrevista com Clermont Gauthier. Revista Teias, 15(39), 2014, 268-280. [TEXTO]
Leitura e discussão de texto: TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. ANPED, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. [TEXTO]
Leitura complementar: CUNHA, E. R. Os Saberes Docentes ou Saberes dos Professores. In: Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 2, p. 31-39, junho/dezembro, 2007. [TEXTO]
Debatedoras: Eliziane Castro e Auricelia Gadelha.
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]

11/09/2019 - Leitura e discussão de texto: SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y formación del profesorado, 9, 2, p. 1-30, 2005. [TEXTO]
Texto complementar: SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher. v.15, n.2. fev. 1986, pp.4-14. [TEXTO]
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]

18/09/2019 - Leitura e discussão de texto: Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education59 389-407. doi: 10.1177/0022487108324554 [TEXTO]
Orientação para a aula [BAIXE AQUI]

25/09/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 1 e 2) -  Debatedores: à definir. Gleiciane Ferreira Farias e Rayssa Melo De Oliveira.
  1. Dissertação: As potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. VOTTO, Thays Rodrigues. [BAIXAR AQUI]
  2. Tese: Conhecimentos estatísticos no ciclo I do ensino Fundamental: um estudo diagnóstico com professores em exercício. BIFI, Carlos Ricardo. [BAIXAR AQUI]
  3. Dissertação: Ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de probabilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental. DIAS, Cristiane de Fatima Budek. [BAIXAR AQUI]
  4. Tese: Os saberes profissionais dos professores: a problematização das práticas pedagógicas em estatística mediadas pelas práticas colaborativas. Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto. [BAIXAR AQUI]
OUTUBRO

09/10/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 3 e 4) -  Debatedores: Mariângela Da Costa Mendonça e Shirley Mesquita Marques.
  1. Dissertação: Práticas pedagógicas em estatística dos anos iniciais: realidades e possibilidades. BIANCHINI, Daiani Finatto. [BAIXAR AQUI]
  2. Tese: Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. CONTI, Keli Cristina. [BAIXAR AQUI]
  3. Dissertação: Estatística e probabilidade: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. Rúbia Juliana Gomes Fernandes [BAIXE AQUI]
  4. A estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Jean Rodrigo [BAIXE AQUI]
16/10/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 5 e 6) -  Debatedores: Gabriel Linhares De Sousa e Larissa Elfisia De Lima Santana.

Gabriel Linhares De Sousa
  1. Dissertação: A resolução de problemas no ensino de Estatística: Uma contribuição na formação inicial do professor de Matemática. Rocha, Patrícia Melo. [BAIXAR AQUI]
  2. Tese: A educação estatística e a formação inicial de professores de matemática: contribuições de um projeto para a constituição dos saberes docentes. Willian Damin[BAIXAR AQUI]
Larissa Elfisia De Lima Santana
  1. SILVA, Elvys Wagner Ferreira. SABERES ESTATÍSTICOS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL [BAIXA AQUI]
  2. A prática como componente curricular via Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE) no ensino de estatística na Universidade: implementação e implicações na Formação Inicial do Professor de Matemática [BAIXA AQUI]
23/10/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 7 e 8) -  Debatedores: Gabrielle Andrade Pereira e Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes.

Gabrielle Andrade Pereira
  1. MENDES, ADRIANE REGINA BRAVO. GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÃO SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. [BAIXE AQUI]
  2. LIMA, ELIZA MARIA BAPTISTELLA. Um Estudo sobre as disciplinas de Geometria em cursos de Licenciatura em Matemática. [BAIXE AQUI]
Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes
  1. MILANI. MAISA LUCIA CACITA. Investigação acerca do ensino de geometria analítica numa abordagem baseada em vídeos. [BAIXE AQUI]
  2. SANTOS, TAWANA TELLES BATISTA. CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS GEOMETRICOS DE ACADÊMICOS INGRESSOS NA LICENCIATURA EM MATEMATICA. [BAIXE AQUI]
30/10/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 9 e 10) -  José dos Santos Ferreira E Zelia Beserra Camelo

Zelia Beserra Camelo
  1. Construcionismo, conhecimentos docentes e GeoGebra: uma experiência envolvendo licenciandos em Matemática e professores.  [BAIXE AQUI]
  2. GEOMETRIA ESPACIAL: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE 2006 A 2016 [BAIXE AQUI]
José dos Santos Ferreira
  1. A intencionalidade na ação do professor de Matemática: discussões éticas da profissão docente. FERREIRA, Denise Cristina [BAIXA AQUI]
  2. Singularidades e subjetividades de um grupo do PIBID na área de Matemática: contribuições para o processo de formação de identidade professoral. CONCEIÇÃO, Eressiely Batista Oliveira [BAIXA AQUI]
NOVEMBRO

06/11/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 11 e 12) -  Carlos Ian Bezerra De Melo

Carlos Ian Bezerra De Melo
    1. UNHA NETO, Júlio Henrique da. A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES FORMADORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2016 (Dissertação). [BAIXAR AQUI]
    2. LULA (Livre), Kariton Pereira. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo na Licenciatura em Matemática do IFG - Campus Goiânia. 2017 (Tese). [BAIXAR AQUI]
    13/11/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 13 e 14) -  Debatedores: Verusca Batista Alves e Francisco Wagner Soares Oliveira.

    Verusca Batista Alves
    1. PEDROSO, ANDRE PEREIRA. MATERIAIS CONCRETOS, HISTÓRIA E ENSINO DA MATEMÁTICA: INTERSEÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA' 21/08/2017 227 f. Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Campinas. [BAIXE AQUI]
    2. PEREIRA, JULIANA DE MELO. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: DIFICULDADES E SUGESTÕES. 54f. Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Natal. [BAIXE AQUI]
    Francisco Wagner Soares Oliveira
    1. ANOSSIAN, Maria Lúcia. O movimento histórico e lógico dos conceitos algébricos como princípio para constituição do objeto de ensino da álgebra. [BAIXE AQUI]
    2. REZENDE, João Paulo. Sentidos e significados manifestos por licenciados e pós-graduados ao produzir atividades de ensino de matemática na perspectiva lógica-histórica. [BAIXE AQUI]
    20/11/2019 - Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 15 e 16) -  Antonia Naiara De Sousa Batista e Maria Auricélia Gadelha Reges.

    Maria Auricélia Gadelha Reges
    1. GUALANDI, Jorge Henrique. OS REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA.  [BAIXE AQUI]
    2. SILVA, Cleusiane Vieira.A PRÁTICA DOCENTE E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da Simetria Ortogonal. [BAIXE AQUI]
    Antonia Naiara De Sousa Batista
    1. MONTEIRO, Wilson. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. [BAIXE AQUI]
    2. RODRIGUES, Gisane Fagundes. História da Matemática: Um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de matemática. [BAIXE AQUI]

    27/11/2019 -  Debates sobre pesquisas relacionadas a temática: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Pesquisas 15 e 16) -  Elaine de Sousa Teodosio e Suziê de Albuquerque.

    Elaine de Sousa Teodósio
    1. PATAKI, Irene. GEOMETRIA ESFÉRICA PARA A FORMAÇÃO DEPROFESSORES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. [BAIXAR AQUI]
    2. BENITO, Ricardo Nicasso. CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ENSINO DE CÔNICAS. [BAIXAR AQUI]
    Suziê de Albuquerque
    1. JESUS, Gilson Bispo de. Construções geométricas: uma alternativa para desenvolver conhecimentos acerca da demonstração em uma formação continuada. [BAIXAR AQUI]
    2. AMARAL, Fábio Muniz do. Validação de sequência didática para (re)construção de conhecimentos estatísticos por professores do Ensino fundamental. [BAIXAR AQUI]
    Fechamento da disciplina


    Um comentário:

    1. Boa noite!! Ao fazer uma busca na internet, identifiquei que minha tese, GUALANDI, Jorge Henrique. OS REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, foi tema de estudo e discussões no grupo de trabalho de vocês. Gostaria de dizer que estou lisonjeado por poder contribuir com as discussões efetivadas por vocês, e gostaria de dizer que estou à disposição para quaisquer discussões aceca do tema.
      email para contato: jhgualandi@gmail.com

      ResponderExcluir