Inscrições encerradas para o horário EF-tarde!
CURSO
ESTUDANDO O PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO EM DIFERENTES CULTURAS
POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Dias: 22 de junho a 02 de julho de 2015
Carga horária: 20h/a
Local: Laboratório de Matemática e Ensino da UECE
Dias: 22 de junho a 02 de julho de 2015
Carga horária: 20h/a
Local: Laboratório de Matemática e Ensino da UECE
APRESENTAÇÃO
A multiplicação é uma das quatro operações básicas de
Aritmética elementar que geralmente é definida como uma adição repetida. É uma
habilidade essencial para estudantes que se preparam para a vida no mundo
matemático do século XXI, e também uma ferramenta importante na resolução de
problemas do cotidiano que institui uma forte base para o raciocínio
proporcional, pensamento algébrico, e de nível superior da matemática. Segundo
Linz e Gimenez (2001, p. 43) é importante “formentar o trabalho de descoberta de
regras e técnicas mediante situações gráficas, visuais, experimentais etc., que
não precisam ser as “usuais”. Uma forma de fazê-lo pode ser reconhecer e reviver velhos algoritmos de compreensão simples, para refletir sobre eles
acerca das propriedades que se manifestam.
O algoritmo padrão da multiplicação que é ensinado na Educação
Básica foi originalmente trazida para a Europa pelos povos Árabes e Africano
onde efetua-se o produto de cada digito do multiplicando por cada um do
multiplicador e, em seguida, soma-se adequadamente todos os resultados. Este
método requer memorização dos fatos básicos de multiplicação embora tenha
outros algoritmos alternativos que os alunos possam achar mais atraente e fácil
de operar, em relação ao método tradicional.
Esse
curso tem a finalidade de propor um estudo, partindo do desenvolvimento
histórico de um determinado conteúdo, no caso, o processo de multiplicação por
naturais envolvendo diferentes culturas, em particular as civilizações egípcia,
indiana e chinesa. Nossa finalidade é estudar diferentes maneiras de realizar
multiplicações absorvendo os conceitos aritméticos por traz do processo,
permitindo que o professor disponibilize outras formas de ensino aos alunos,
por meio de atividades didáticas.
CARGA
HORÁRIA
18h/a presenciais e 02h/a a distância.
INSCRIÇÕES
As inscrições acontecerão: click aqui.
CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS
Data
|
Conteúdo
|
22/06
|
Apresentação
do curso.
|
23/06
|
Uso
de Fontes históricas para o ensino de matemática
|
24/06
|
Matemática
Egípcia
|
25/06
|
Multiplicação
Egípcia
|
26/06
|
Matemática
Hindu
|
29/06
|
Multiplicação
Hindu
|
30/06
|
Matemática
Chinesa
|
01/07
|
Multiplicação
Chinesa
|
02/07
|
Discussões
sobre a inserção dos métodos de multiplicação para o ensino de matemática na
educação Básica.
|
CERTIFICAÇÃO
O
Certificado do curso, com carga horária de 20h/a, será emitido pelo GPEHM em
parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE. Receberá o certificado o participante que
obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário