sábado, 30 de maio de 2015



Inscrições encerradas para o horário EF-tarde!

CURSO
ESTUDANDO O PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO EM DIFERENTES CULTURAS POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Dias: 22 de junho a 02 de julho de 2015
Carga horária: 20h/a

Local: Laboratório de Matemática e Ensino da UECE

APRESENTAÇÃO
A multiplicação é uma das quatro operações básicas de Aritmética elementar que geralmente é definida como uma adição repetida. É uma habilidade essencial para estudantes que se preparam para a vida no mundo matemático do século XXI, e também uma ferramenta importante na resolução de problemas do cotidiano que institui uma forte base para o raciocínio proporcional, pensamento algébrico, e de nível superior da matemática. Segundo Linz e Gimenez (2001, p. 43) é importante “formentar o trabalho de descoberta de regras e técnicas mediante situações gráficas, visuais, experimentais etc., que não precisam ser as “usuais”. Uma forma de fazê-lo pode ser reconhecer e reviver velhos algoritmos de compreensão simples, para refletir sobre eles acerca das propriedades que se manifestam.
O algoritmo padrão da multiplicação que é ensinado na Educação Básica foi originalmente trazida para a Europa pelos povos Árabes e Africano onde efetua-se o produto de cada digito do multiplicando por cada um do multiplicador e, em seguida, soma-se adequadamente todos os resultados. Este método requer memorização dos fatos básicos de multiplicação embora tenha outros algoritmos alternativos que os alunos possam achar mais atraente e fácil de operar, em relação ao método tradicional.
Esse curso tem a finalidade de propor um estudo, partindo do desenvolvimento histórico de um determinado conteúdo, no caso, o processo de multiplicação por naturais envolvendo diferentes culturas, em particular as civilizações egípcia, indiana e chinesa. Nossa finalidade é estudar diferentes maneiras de realizar multiplicações absorvendo os conceitos aritméticos por traz do processo, permitindo que o professor disponibilize outras formas de ensino aos alunos, por meio de atividades didáticas.

CARGA HORÁRIA
18h/a presenciais e 02h/a a distância.

INSCRIÇÕES
As inscrições acontecerão: click aqui.

CRONOGRAMA DE AULAS PRESENCIAIS

Data
Conteúdo
22/06
Apresentação do curso.
23/06
Uso de Fontes históricas para o ensino de matemática
24/06
Matemática Egípcia
25/06
Multiplicação Egípcia
26/06
Matemática Hindu
29/06
Multiplicação Hindu
30/06
Matemática Chinesa
01/07
Multiplicação Chinesa
02/07
Discussões sobre a inserção dos métodos de multiplicação para o ensino de matemática na educação Básica.

CERTIFICAÇÃO
O Certificado do curso, com carga horária de 20h/a, será emitido pelo GPEHM em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da UECE.  Receberá o certificado o participante que obtiver, no mínimo, 80% de presença no curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário