A palestra de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira da Universidade Estadual do Ceará - UECE intitulada "Investigações sobre os instrumentos matemáticos: uma interface entre história e ensino". Os interessados podem baixar os slides acessando esse link.
Resumo: Pesquisas envolvendo a relação entre História e Educação Matemática vem suscitando diversas discussões, dentre elas, suas diferentes perspectivas pedagógicas atreladas aos possíveis caminhos de abordagem em sala de aula. A articulação entre história e ensino pode propiciar potencialidades didáticas que irão refletir diretamente no modo de conceber certos conceitos matemáticos suavizando algumas dificuldades encontradas na sua evolução. Nessa relação entre a história e o ensino de matemática, devemos ter definido qual vertente historiográfica, tradicional ou atualizada (SAITO, 2015), o pesquisador ou docente irá se basear para desenvolver essa efetiva articulação. Dentre algumas possibilidades, consideramos que o instrumento matemático antigo é uma interface didática entre os dois meios, possibilitando o estudo da teoria e da prática da experimentação levando o aluno a estudar a produção do saber não só de quem construiu, mas também como um elemento que conduz e difunde diferentes formas de conhecimento. Dessa forma, nos apoiado na vertente historiográfica atualizada para investigar o uso de instrumentos históricos no ensino de Matemática, abalizando suas potencialidades didáticas.
Outro momento dentro da VI Semana de Matemática da UVA foi a conversa sobre "Discussões sobre uma proposta de programa para a disciplina de história da matemática em um curso de licenciatura". Baixe os slides aqui.
Agradeço aos Prof. Ms. Marcio do Nascimento pelo convite e por todo apoio o evento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário