quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Livros publicados em parceria com o GPEHM/UECE e PGECM/IFCE EM 2021

Livros e Capítulos de Livros publicados em parceria com o GPEHM/IFCE, NUPHEM/UFRN e PGECM/IFCE



PEREIRA, A. C. C.; ALCANTARA, C. S. (Org.). Histórias em quadrinhos na educação. 1. ed. Fortaleza - CE: Eduece - Editora da UECE, 2021. v. 1. 142p. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. (Org.) . Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 128p. BAIXA AQUI

Morey, B. B.; PEREIRA, A. C. C. (Org.) . Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1. ed. Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021. v. 1. 225p. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. (Org.) ; OLIVEIRA, G. P. (Org.) . Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1. ed. Iguatú: Quipá, 2021. v. 1. 138p. BAIXA AQUI

OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática. 1. ed. Iguatu: Quipá Editora, 2021. v. 1. 148p. BAIXA AQUI

MIRANDA, R. R.; PEREIRA, A. C. C.. Propostas para o ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir de quadrinhos. In: Ana Carolina Costa Pereira, Cláudia Sales de Alcântara. (Org.). Histórias em quadrinhos na educação. 1ed.Fortaleza - CE: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 61-86. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.. Pesquisas científicas em história da matemática e suas relações com o ensino de matemática nos anais do SCHM. In: Ana Carolina Costa Pereira, Eugeniano Brito Martins. (Org.). Investigações científicas envolvendo a história da matemática sob o olhar da pluralidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 11-22. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; SILVA, F. H. B. ; PAULINO, S. S. . O ensino de geometria por meio do uso de instrumentos históricos matemáticos estudados no GPEHM júnior/UECE: o caso do báculo de Petrus Ramus. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 331-341. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; RIBEIRO, P. H. S. ; ALMEIDA, J. P. . Estudando dois instrumentos de cálculo do século XVII para o ensino de multiplicação na formação do professor de matemática. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 342-355. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. ; SANTOS, A. G. ; NOGUEIRA, R. S. . Os báculos ao longo da história: alternativa didática para o ensino de matemática na formação de professores. In: Marília Maia Moreira, Amsranon Guilherme Felício Gomes da Silva e Francione Charapa Alves. (Org.). O Ensino de Matemática na Educação Contemporânea: o devir entre a teoria e a prática. 1ed.Iguatu: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 356-370. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; SILVA, I. C. . O papiro de Rhind na articulação entre história e ensino de matemática para o estudo de medidas. In: John A. Fossa. (Org.). O Olho do Mestre: dez livros-textos históricos. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2021, v. 3, p. 29-55. BAIXA AQUI

PEREIRA, A. C. C.; Morey, B. B.. Abu Jacfar Muhammad B. Muhammad B. Al-Hasan Nasīr Al-Dīn Al-Tūsī (1201-1274). In: Bernadete Barbosa Morey; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. 1ed.Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 202-224. BAIXA AQUI

OLIVEIRA, G. P. ; PEREIRA, A. C. C.. O uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada: construindo conceitos. In: Maria Goretti de Vasconcelos Silva; Carlos Alberto Santos de Almeida. (Org.). Novas abordagens no ensino de Ciências e Matemática: soluções didáticas e tecnologias digitais. 1ed.Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021, v. 1, p. 183-197. BAIXA AQUI

SILVA, F. H. B. ; PEREIRA, A. C. C.; BATISTA, A. N. S. . A vivência de organização e mediação de um curso de extensão universitária. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão. 1ed.Editora Real Conhecer: Formiga (MG), 2021, v. 1, p. 74-87. BAIXA AQUI

ALMEIDA, J. P. ; PEREIRA, A. C. C.. A aritmética de localização de John Napier (1550-1617) na formação do professor que ensina matemática. In: Ana Carolina Costa Pereira; Antonia Naiara de Sousa Batista; Gisele Pereira Oliveira. (Org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. 1ed.Iguatú: Quipá Editora, 2021, v. 1, p. 37-46. BAIXA AQUI

SANTOS, A. G. ; PEREIRA, A. C. C. . Proposta de inserção da escala dos números de Gunter (1623) no ensino de multiplicação e divisão. In: Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Goes Sampaio, Leidy Gabriela Ariza Ariza. (Org.). Ensino de ciências e matemática: pesquisas na formação de professores da pós-graduação do IFCE. 1ed.Fortaleza: Eduece - Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 203-2019. BAIXA AQUI

ALBUQUERQUE, S. M. ; PEREIRA, A. C. C. . Conceitos matemáticos identificados no ábaco de Gerbert em uma formação de professores. In: Joelma Nogueira dos Santos, Isabelle Coelho da Silva, Suziê Maria de Albuquerque, Maria José Araújo Souza, Jeanne D?arc de Oliveira Passos. (Org.). Educação Matemática tem no Ceará. 130ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 1-117. BAIXA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário